Com a idade a produção de colágeno reduz e as mulheres são as que mais sentem os efeitos da idade na pele, cabelo e unhas, mas atenção porque não é somente a pele que pode sentir os efeitos da diminuição do colágeno. A redução do colágeno pode ainda afetar a manutenção das estruturas de órgãos e tecidos. Você sabe os sintomas da falta de colágeno e sabe identificar o momento certo de começar a toma-lo?

1) Perda de elasticidade e firmeza da pele

De acordo com a dra Denise Lima, biomédica da clínica Fisioderme, “o colágeno é uma proteína produzida pelos fibroblastos, que são células da pele, que dá a estrutura, firmeza e elasticidade à região, porém infelizmente é inevitável que a produção do colágeno vá reduzindo do corpo e alguns sinais com envelhecimento intrínseco pode aparecer, como flacidez e perda da firmeza da pele”.

2) Pele seca, áspera e desidratada

O colágeno e o ácido hialurônico são componentes naturais da pele que mantêm a umidade, suportam a elasticidade e promovem a suavidade.

O envelhecimento, juntamente com a exposição ao sol, reduz o conteúdo de colágeno e ácido hialurônico da pele. Está deterioração de colágeno enfraquece as estruturas da pele, levando a secura e rugas relacionadas à idade. Já existem estudos científicos que mostram que o uso oral dos peptídeos de colágeno melhora a elasticidade da pele.

3) Unhas fracas e quebradiças

Unhas quebradiças pode ter diversas causas, como estilo de vida, má alimentação, falta de nutrientes e possui diversos tratamentos. Um deles é com a reposição de colágeno, uma proteína que ajuda a fortalecer os tecidos do corpo.

4) Cabelo quebradiço e com queda

No caso de cabelos quebradiços, com a redução do colágeno os cabelos sentem, tornando mais quebradiços e maior queda. Com a suplementação de vitaminas e minerais melhora a queda e o colágeno tem a função de reter mais água.

5) Perda de força e massa muscular

Os sintomas podem ser visíveis ou invisíveis. Desde a redução da circunferência dos membros até a redução de força para levantar objetos. Outro sintoma visível é a flacidez na região dos braços e pernas, estes são membros que usamos no dia a dia e caso estes estejam perdendo massa muscular ficam mais  flácidos.

A recuperação de massa muscular nessa idade pode ser feita através de uma alimentação saudável, exercícios físicos e suplementação alimentar.

Primeiramente, é preciso alinhar uma alimentação rica em macro e micronutrientes, sendo principalmente proteínas, gorduras com colágeno e vitaminas essenciais para nosso corpo respectivamente.

Depois, uma rotina movimentada, com atividades físicas que podem ser de baixa, média ou alta intensidade. E por último, mas não menos importante é a suplementação, que auxiliar no bom funcionamento de todos os fatores acima, dando ainda mais vitalidade e ajudando na absorção dos nutrientes.

Tratamento

Se você está acima dos 25 anos, fase que começa a perda de colágeno, e percebe que a flacidez de músculo e a flacidez da pele está incomodando, existem aparelhos  e procedimentos que ajudam a estimular o colágeno e estruturar a pele.

O ideal é você fazer uma consulta com a especialista para analisar os melhores tratamentos para o seu caso. Pode ser indicado, Ulthera (ultra-som microfocado), bioestiluladores de colágeno (policaprolactona, hidroxiapatita de cálcio e acido L polilático). Para flacidez corporal pode ser indicado EM SCULPT, radiofrequência entre outros.

Agende a sua avaliação

Se você deseja repor o colágeno na sua pele será um prazer te atender. Agende sua avaliação pelo formulário ao lado, ou pelo telefone (61) 3301.3530 ou pelo WhatsApp (61) 98183.0881. Aguardamos a sua visita!

Siga nossas redes sociais

Gostou do conteúdo? Para saber mais sobre as novidades em procedimentos estéticos e conferir dicas imperdíveis, siga a Clínica Fisioderme no INSTAGRAM e FACEBOOK.