Sempre que uma pele sofrer uma agressão, pode ocorrer cicatriz, no entanto o que vai variar é a qualidade da cicatriz. Uma cicatriz de boa qualidade deve ser fina, plana e com a coloração semelhante ao local. Após uma lesão na pele, com o reparo normal, a pele vai atingir a integridade estrutural e funções totalmente restauradas, mas uma falha no reparo e produção de colágeno, no fechamento da ferida, pode ocorrer uma cicatriz com aparência elevada ou deprimida, tornando-as patológicas e inestéticas.

Cicatriz deprimida ou atrófica

Quando a quantidade de colágeno depositada na cicatriz é menor do que devia, a cicatriz final pode ficar deprimida em relação a pele ao redor. A qualidade da cicatriz pode variar de acordo com a característica de fatores individuais ou ainda decorrente da técnica cirúrgica aplicada a cirurgia.

A cicatriz deprimida ou atrófica, corresponde ao desenvolvimento de um tecido cicatricial com aparência afundada em relação à pele circundante. Em alguns casos as cicatrizes elevadas como as queloidianas ou hipertróficas, podem tornar-se atróficas ou deprimidas, devido ao uso de medicamentos injetáveis que destroem o colágeno e tecido em excesso.

Causas da cicatriz deprimida

Possíveis problemas

Uma cicatriz pode ainda tornar elevada ou hipertrófica. Quando isso ocorre é porque a quantidade de colágeno foi maior que o degradado. As cicatrizes hipertróficas e queloides também são consideradas patológicas. A região com este tipo de cicatriz pode ficar com coceira,  dor e sensação de repuxar a pele, atrapalhando a rotina do paciente.

Tratamentos indicados para cicatriz patológicas e inestéticas

Fotos

Agende sua Avaliação

Se você tem interesse em tratamento para cicatriz deprimida ou atrófica, será um grande prazer te atender. Agende sua avaliação pelo formulário ao lado, ou pelo telefone (61) 3301.3530 ou pelo WhatsApp (61) 98183.0881. Aguardamos a sua visita!