Onicomicose (micose das unhas), são infecções causadas por fungos, que se alimentam da queratina da unha. As unhas mais afetadas são a dos pés, devido o ambiente úmido, escuro e aquecido dos sapatos fechados, que favorece o desenvolvimento e proliferação dos microorganismos. Muitas vezes o fungo se instala pelo descolamento do canto da unha, tornando-as ocas e fácil do fungo manifestar. Quando a unha descola, a coloração fica amarelada ou branca. É nesta fase que os cuidados devem ser maiores para o fungo não instalar.
Fonte de infecção
- Sapatos fechados contaminados;
- Tesouras;
- Animais;
- Alicates;
- Instrumentos da manicure.
Uma unha contaminada torna-se endurecida e grossa. As unhas ficam frágeis e quebradiças e podem se deformar. Em alguns casos pode adquirir uma curvatura acentuada, provocando dor. As unhas contaminadas também perdem o brilho, tornando-as opacas e podem escurecer.
Tratamento
As unhas dos pés levam de 3 a 6 meses para crescer completamente. O tempo de tratamento será o equivalente a velocidade de crescimento da unha. Os principais tratamentos para onicomicose é o uso de antifungos ou uso de Laser de Diodo.
Laser de Diodo
O laser de Diodo é um laser que utiliza um comprimento de onda especifico, que danifica a célula do fungo. O laser é uma boa indicação, principalmente para pacientes que já tentaram sem sucesso o uso de antifungos. O laser de diodo pode ser indicado ainda para aqueles que possuem distúrbios hepáticos e renais e não são candidatos a medicação. O laser é indicado para casos que a micose é mais resistente. A aplicação desde a região da matriz até a borda ungueal, promove um aquecimento progressivo dos tecidos, resultando na morte dos fungos, sem danificar a unha e pele. O procedimento não precisa de anestesia e é possível ver a melhora progressiva de acordo com o crescimento da unha. As sessões são realizadas com intervalos de 10 a 15 dias, são indicados de 4 a 8 sessões. A eficácia do tratamento é de 90% das pessoas tratadas com laser. Para não ocorrer a recidiva é importante o uso de medicamentos tópicos e cuidados diários com os sapatos para reduzir as chances de retornar o problema.
O uso de medicamentos tópicos antifungos de maneira isolada, só manifesta resultado na fase inicial do problema. A associação dos recursos terapêuticos é uma alternativa para o sucesso do tratamento.
Cuidados durante o tratamento
- Manter as unhas limpas de restos de pele. Utilizar uma escovinha para higienizar no banho;
- Fazer rodízio de sapatos;
- Evitar o uso de esmaltes;
- Evitar tirar a cutícula das unhas;
- Evitar sapatos fechados por longos períodos.
Cuidados para a manutenção dos resultados
- Uso de óleo antifungo indicado pelo profissional;
- Limpeza interna dos sapatos com spray antissépticos (Lysoform);
- Evitar meias sintéticas, preferir as de algodão;
- Evitar sapatos fechados, para uso por longos períodos de tempo;
- Fazer rodízio de sapatos;
- Não compartilhar objetos pessoais.
Fatores de risco
- Idade: depois dos 40 anos a unha cresce mais devagar ficando mais fácil do fungo se instalar;
- Microtraumas pode provocar lesões, sendo porta de entrada para os fungos. Comum em uso de sapato fechado e prática de esportes;
- Sistema imune debilitado;
- Pacientes com diabetes;
- Contato constante com água;
- Ir a manicure sem os seus instrumentos pessoais.
Vídeo
Fotos após 12 semanas de tratamento
Agende sua Avaliação
Caso você possui onicomicose e já tentou a cura sem sucesso, agende uma visita na clinica Fisioderme. Indicaremos os melhores tratamentos para o seu caso. Agende sua avaliação pelo formulário ao lado, ou pelo telefone (61) 3301.3530 ou pelo WhatsApp (61) 98183.0881. Aguardamos a sua visita! Indique esse blog para um amigo que sofre com micose de unhas.
Siga nossas redes sociais
Gostou do conteúdo? Para saber mais sobre as novidades em procedimentos estéticos e conferir dicas imperdíveis, siga a Clínica Fisioderme no INSTAGRAM e FACEBOOK.
Cidades próximas das unidades da Clínica Fisioderme
Samambaia, Águas Claras, Plano Piloto, Candangolândia, Parkway, Cruzeiro, Sudoeste, Arniqueira, Vicente Pires, Santa Maria, Noroeste, Lago Sul, Lago Norte, Riacho Fundo 1, Riacho Fundo 2, Núcleo Bandeirante, Taguatinga Sul, Taguatinga Norte, Asa Sul, Asa Norte, Guara, Ceilândia, Areal, Recanto das Emas, Gama, Sobradinho, Valparaiso.