A toxina botulínica muito conhecida como botox, é utilizada para aplicação na pele para corrigir e prevenir o envelhecimento. Ele é utilizado para paralisar determinadas regiões musculares. Muito utilizado para quem quer rejuvenescer. Na gestação as mulheres também querem se cuidar, mas vários procedimentos devem ser deixados de lado, devido risco a saúde da mãe e o feto.
O que Dra. Denise Lima tem a dizer sobre
Na Clinica Fisioderme a toxina botulínica é utilizada além de correção das linhas de expressão facial do terço superior, pode ser ainda empregada para redução do suor excessivo, correção da paralisia facial, na melhora do sorriso gengival, melhora do bruxismo e dores de cabeça (enxaquecas). Apesar de algumas grávidas quererem reaplicar a toxina ao longo da gestação, dra Denise Lima, biomédica da clinica Fisioderme, não recomenda fazer o procedimento. É preciso esperar todo o período gestacional e amamentação para começar o tratamento.
O uso não é recomendado
Apesar de não ter estudos científicos suficientes, em mulheres gestantes, o uso de toxina não é recomendado no período gestacional. Os efeitos adversos podem ser mais exacerbados. Em estudos em animais foram detectados casos de malformações do feto, parto prematuro, baixo peso do feto e até mesmo aborto.
Eu apliquei a toxina mesmo grávida e agora?
Caso você aplicou a toxina botulínica no período inicial da gestação, sem saber, não entre em pânico! Apesar de alguns efeitos colaterais de estudos em animais, serem citados em artigos, em vários casos de mulheres que não sabiam que estavam grávidas e aplicaram a toxina, os bebes nasceram saudáveis. Está no período gestacional? Espere então por toda a gestação e amamentação para começar o seu tratamento com toxina botulínica!