Você tem uma doença autoimune e está receosa se pode ser realizado procedimentos estéticos? Existem algumas doenças autoimunes que realmente teriam restrições ao uso de alguns procedimentos, mas a resposta é depende. Algumas doenças ligadas a colagenoses podem ter restrições, como por exemplo o lúpus, Síndrome de Sjogren, Dermatomiosite e a esclerodermia. Existem muitos tipos de doença autoimunes, porém nem sempre são contraindicados fazer procedimentos de preenchimento, bioestimuladores, botox ou fios.
Em relação a toxina botulínica não são contraindicados em pacientes com doença autoimune. Já os preenchedores e bioestimuladores, fios podem agir como um corpo estranho, mesmo sendo biocompativeis e vai provocar reações imunológicas intencionais.
Esclerodermia é uma das doenças autoimunes que afetam o colágeno, com o Lúpus Eritematoso parte deste grupo. De forma mais genérica, são doenças em que acontece um “curto-circuito” em nosso sistema imunológico, pois este passa a acreditar que algumas das proteínas celulares de diferentes áreas e orgãos do corpo são agentes invasores (antígenos) e envia células de defesa (anticorpos) para isolá-las e atacá-las, causando lesões locais e diversos sintomas.
O que a dra Denise Lima diz sobre os tratamentos estéticos em pessoas com doenças autoimunes?
A ação mais adequada para indicar ou contra-indicar um procedimento estético deve passar pela consulta de avaliação de um especialista em estética para determinar possíveis contraindicações, analisar possíveis complicações e determinar o melhor tratamento estético para o caso especifico. Em doenças autoimunes sempre pensamos se o paciente está na “janela de tratamento” ideal. Se a doença está em fase ativa, precisa esperar.
A dra Denise lima, biomédica da Clinica Fisioderme afirma que, como os corticóides são os principais medicamentos no tratamento de doenças autoimunes, então pode interferir muito nos tratamentos, porque o uso prolongado afeta os fibroblastos que são essências para formação de um novo colágeno, sendo importante para bons resultados estéticos. Sendo assim, o paciente com uso de corticoides pode ter resultados menores. Na maioria das vezes os tratamentos induzem uma inflamação leve e continua por um longo período até que degrade naturalmente, mesmo o material sendo prenchedores ou bioestimuladores de colágeno sendo biocompativeis, ocorre uma ativação suave do sistema imunológico no corpo estranho. Então em períodos ativos da doença é melhor não tratar com bioestimuladores, preechedores…
Você tem doença autoimune e não tem certeza se pode fazer o procedimento? Agende uma consulta que a especialista analisa seu caso e verifica se pode ser realizado! Ligue e agende!
Cidades próximas das unidades da Clínica Fisioderme
Samambaia, Águas Claras, Plano Piloto, Candangolândia, Parkway, Cruzeiro, Sudoeste, Arniqueira, Vicente Pires, Santa Maria, Noroeste, Lago Sul, Lago Norte, Riacho Fundo 1, Riacho Fundo 2, Núcleo Bandeirante, Taguatinga Sul, Taguatinga Norte, Asa Sul, Asa Norte, Guara, Ceilândia, Areal, Recanto das Emas, Gama, Sobradinho, Valparaiso.
Agende sua Avaliação
Agende sua avaliação pelo formulário ao lado, ou pelo telefone (61) 3301.3530 ou pelo WhatsApp (61) 98183.0881. Aguardamos a sua visita!