Saiba Como Combater a Gordura Visceral / Fisioderme / Brasília - DF

Gordura Visceral é perigosa? Sim, a visceral é a gordura mais perigosa! Muitas pessoas se preocupam com a gordura subcutânea, principalmente aquela que se acumula nos culotes e abdômen, mas a gordura visceral traz um risco ainda maior à saúde. Você sabe qual é a diferença?

Diferença entre Gordura Visceral e Subcutânea

A diferença entre a gordura visceral e a subcutânea é a sua localização no organismo. A gordura visceral se acumula na cavidade abdominal, abaixo da camada dos músculos, ficando próxima a órgãos vitais. A gordura subcutânea é a que apalpamos em pinçamento da pele, formando aquela pochetezinha no abdome. Contudo, para confirmar a natureza da gordura, o exame físico mais simples é uma medição da cintura. Assim, essa medida pode fornecer informações sobre a quantidade de gordura que se carrega em torno dos órgãos vitais. Homens e mulheres têm números diferentes que podem indicar essa adiposidade:

Para fechar o diagnóstico, outros exames como tomografia computadorizada, ressonância magnética e bioimpedância. Todos estes testes ajudam a identificar a presença e a quantidade de gordura visceral.

Doenças que a Gordura Visceral Está Relacionada

Assim, embora a gordura subcutânea traga alguns incômodos, especialmente no que diz respeito à estética, a gordura visceral é muito mais perigosa, pois está relacionada ao desenvolvimento de doenças como por exemplo, aumento do risco de infarto, resistência a insulina, insuficiência hepática, pressão alta, mal colesterol alto, aterosclerose e alguns tipos de câncer.

Como a Gordura Visceral Aumenta?

Quando ingerimos uma grande quantidade de energia através dos alimentos e não gastamos toda essa quantidade, o corpo estoca essa energia em forma de gordura.

Portanto, a causa da gordura visceral é esse desequilíbrio na ingestão e consumo de energia. Em nosso estilo de vida moderno, comemos muito e alimentos muito calóricos. Carboidratos refinados (pão branco, arroz branco, macarrão branco), açúcar, bebidas alcoólicas, produtos industrializados e ultraprocessados e em grande quantidade nos garantem uma reserva imensa de energia.

Porém, ao mesmo tempo em que ingerimos muita energia, gastamos cada vez menos com o sedentarismo. Uma rotina sem exercícios também irá aumentar a gordura visceral.

Existem ainda outros fatores que contribuem para o aumento da gordura visceral. Um deles é a baixa qualidade de sono e o outro, os altos níveis de cortisol no organismo. O aumento no nível de cortisol, por exemplo, contribui para a redistribuição de gordura no organismo e estimulação do fígado para produzir glicose. Portanto, esse processo despeja mais açúcar na corrente sanguínea.

Como Reduzir a Gordura Visceral?

O primeiro passo para eliminar a gordura visceral é gastar mais energia do que ingerimos. Portanto, colocar atividade física no dia a dia e abandonar o sedentarismo é fundamental para atingir este objetivo.

O sono é um grande aliado da boa saúde. No caso da gordura visceral, dormir adequadamente ajuda o corpo a produzir hormônios essenciais para metabolizar o que comemos.

E não é só isso. Já vimos que boa parte do problema é causado por uma alimentação desregrada, repleta de carboidratos refinados e outros alimentos hipercalóricos.

Sabe um dos fatores que deixa você permanentemente esfomeado? O sono desregrado. Quando dormimos pouco, produzimos uma quantidade muito pequena de leptina, que é o hormônio da saciedade.

O Que a Dra. Denise Lima Biomédica Indica para Gordura visceral

De acordo com a Dra. Denise Lima, biomédica e fisioterapeuta da Clínica Fisioderme, a indicação do tratamento de ozonioterapia com insuflação retal associado com ondas eletromagnéticas EM Slim, trará resultados em poucas semanas. EM Slim trata a gordura corporal e tonifica os músculos, enquanto a ozonioterapia acelera o metabolismo corporal e desintoxica o organismo.

Enfim, quando aliamos a ingestão de qualidade e de baixa calorias, exercícios físicos, boa qualidade do sono e procedimentos estéticos, os resultados serão promissores na redução da gordura visceral.

Agende sua Avaliação

Agende sua avaliação pelo formulário ao lado, ou pelo telefone (61) 3301.3530 ou pelo WhatsApp (61) 98183.0881. Aguardamos a sua visita!

Siga nossas Redes Sociais

Gostou do conteúdo? Para saber mais sobre as novidades em procedimentos estéticos e conferir dicas imperdíveis, siga a Clínica Fisioderme no INSTAGRAM e FACEBOOK.

Cidades próximas das unidades da Clínica Fisioderme

Samambaia, Águas Claras, Plano Piloto, Candangolândia, Park Way, Cruzeiro, Sudoeste, Arniqueira, Vicente Pires, Santa Maria, Noroeste, Lago Sul, Lago Norte, Riacho Fundo 1, Riacho Fundo 2, Núcleo Bandeirante, Taguatinga Sul, Taguatinga Norte, Asa Sul, Asa Norte, Guará, Ceilândia, Areal, Recanto das Emas, Gama, Sobradinho, Valparaíso.