Com o uso constante de brincos pesados ou por trauma de tração, o furo do brinco pode sofrer uma fissura de lóbulo parcial (incompleta) ou total (completa). A orelha rasgada é um problema estético que incomoda muitas pessoas. Esta característica pode desenvolver um prejuízo emocional e psicológico, pois mexe com a autoestima do paciente. Felizmente pode ser resolvido com tratamento simples e rápido. Quando a ruptura é completa o tratamento é cirúrgico e parcialmente pode ser resolvido com técnicas não cirúrgicas.
Como acontece
Com o uso constante de acessórios pesados ou por acidente, podem levar a laceração do lóbulo, devido as condições anatômicas da região do lóbulo da orelha. A laceração parcial ocorre apenas o alargamento do orifício do brinco. Um aumento acentuado do furo da orelha pode chegar ao ponto de permitir a passagem da tarraxinha, tornando impossível o uso de brincos pequenos. O tratamento não cirúrgico para o fechamento do lóbulo parcial, pode ser feito preservando a ponte de tecido remanescente.
Procedimento
O procedimento de fechamento do furo com laceração parcial pode ser indicado o cirúrgico ou o não cirúrgico. Caso o lóbulo da orelha esta muito largo e flácido, a lobuloplastia é indicado para rejuvenescimento da área, cuja finalidade é sua redução. Em casos que o paciente somente quer fechar o furo incompleto e largo, pode ser indicado a técnica não cirúrgica. A técnica é feita com anestesia local e um simples reavivamento das bordas fissuradas e adesivo tissular.
Cuidados pós procedimento
Quanto aos cuidados após os procedimentos, o novo furo deve ser feito somente depois de dois meses realizado o tratamento e não deve ser feito sobre a cicatriz e sim ao lado, pois o tecido é mais frágil. No novo furo deve ser evitado o uso de brincos pesados para reduzir a chance de recidiva da fissura. Em alguns casos, pode ser feito preenchimento do lóbulo para maior sustentação e resistência da região.
Técnica não cirurgica
A técnica não cirúrgica é pouco dolorida e pode surgir inchaços no local. O paciente pode relatar coceira na área e surgimento de um liquido, nos primeiros dias de cicatrização. Depois de 3 semanas a região do furo que está fechado é vermelha e com o passar do temp, a coloração se aproxima da cor da pele. O resultado final só pode ser avaliado seis meses depois da técnica, quando a cicatrização já estiver acomodada ao nível da pele, tornando-se quase imperceptível.
Recomendação pós procedimento
- Sempre lembrar de tirar o brinco antes de dormir;
- Não realizar atividades físicas com acessórios grandes;
- Ao ir ao cabeleireiro remover os brincos;
- Manter uma boa higienização da área para evitar infecções.
Contra indicação
- Lóbulos com sinais de inflamação;
- Lóbulos infeccionados;
- Lóbulos com dermatite no local;
- Pacientes com predisposição a queloide;
- Pacientes alérgicos a adesivos.
Fotos 3 semanas após o procedimento
Vídeo
Agende sua Avaliação
Se a fissura do lóbulo da orelha te incomoda e você pretende usar novamente brincos ou deseja diminuir o lóbulo, para um efeito rejuvenescedor é importante fazer uma avaliação para analise da melhor técnica de reconstrução do lóbulo da orelha. Na consulta é indicado a técnica especifica para o seu caso. Nosso desejo é te devolver a autoestima. Agende sua avaliação pelo formulário ao lado, ou pelo telefone (61) 3301.3530 ou pelo WhatsApp (61) 98183.0881. Aguardamos a sua visita!