Melasma é uma condição, mais comum em mulheres, que se caracteriza pelo surgimento de manchas escuras na pele mais comum no rosto. Essas manchas podem se manifestar em diferentes intensidades. Em geral, contam com coloração marrom e forma irregular que pode se manifestar bilateralmente somente no malar ou testa ou acometer toda a face. Pode ocorrer ainda nos braços, pescoço e colo.
Causa
Não há uma causa definida, mas muitas vezes esta condição está relacionada:
- Excesso de exposição solar;
- Uso de pílula anticoncepcional;
- Pequenos traumas locais;
- Intoxicação por metais tóxicos;
- Predominância estrogênica;
- Uso de cosméticos com xenoestrógenos;
- Excesso de ácidos;
- Uso de cremes despigmentantes;
- Predisposição genética;
- Alimentação pobre em antioxidantes.
- Uso de cosméticos irritantes;
- Medicamentos para tratamento da hipertensão;
- Estar a mulher em idade reprodutiva e possuir tom de pele mais escuro (fotótipo III e IV), determinado por herança genética;
- Ação de hormônios femininos presentes nos anticoncepcionais orais ou nos esquemas da terapia de reposição hormonal;
- Gravidez, período em que alterações hormonais estimulam a atividade dos melanócitos;
- Disfunção da tireoide e do fígado.
Como funciona
A ozonioterapia consiste na mistura de gás ozônio com oxigênio medicinal, que ao ser aplicado nos melasmas. Esse tratamento promove a renovação da pele e atua fortemente no controle da síntese da melanina e na sua distribuição, agindo diariamente no clareamento através da ação intensiva do ozônio, que promove uniformização do tom da pele.
O único método que pode ser empregado contra praticamente qualquer tipo de mancha é a ozonioterapia. Garantir um bom tratamento para manchas na pele é uma questão que pode variar de acordo com cada indivíduo. Afinal, trata-se de uma condição extremamente ampla, que pode ter inúmeras causas e níveis de gravidade.
Na ozonioterapia, o Ozônio é aplicado no organismo do paciente, de acordo com as necessidades específicas de seu tratamento. A biomolécula é segura, livre de efeitos colaterais e desempenha uma poderosa ação oxidante.
Tratamentos associados
Entre os efeitos que contribuem em sua eficiência no tratamento para melasma, estão:
- Favorecimento da regeneração de tecidos por meio da liberação de fatores de crescimento;
- Ação antiinflamatória para o organismo;
- Regulação natural do metabolismo;
- Otimização da liberação de oxigênio nos tecidos;
- Melhoria significativa da circulação;
- Poderoso efeito lipolítico;
- Modulação do sistema imunológico;
- Remoção dos radicais livres;
- Estímulo à síntese de enzimas antioxidantes;
- Efeito bactericida, virucida e fungicida;
- Melhoria significativa da drenagem linfática.
Benefícios da ozonioterapia para estética
A ozonioterapia pode ser utilizada para combater o envelhecimento da pele, além de outras condições, como: clareamento de manchas; combate à flacidez; redução da papada, de gordura e das cicatrizes de acne; suavização de rugas como pés de galinha, bigode chinês, linhas ao redor dos lábios etc.
Ajuda também no tratamento de rugas escuras e profundas; uniformização do tom da pele; liberação de fatores de crescimento que promovem a regeneração dos tecidos; estímulo à produção de enzimas antioxidantes; controle dos processos inflamatórios.
Camadas
Quais Camadas o melasma pode estar?
- Melasma epidérmico, quando a melanina se deposita na camada mais superficial da pele;
- Melasma dérmico, quando há depósito de melanina em volta dos vasos profundos e superficiais. É a forma mais difícil de tratar;
- Melasma misto, o tipo mais comum do problema, em que o pigmento se acumula nas duas regiões.
Tratamento
As manchas provocadas pela condição nada mais são do que consequências de erros metabólicos do corpo. Por isso, seu combate é diretamente ligado aos restabelecimento das funções corretas do organismo. já que o tratamento exige que toda a saúde do organismo esteja em equilíbrio.
Para que isso aconteça, é preciso livrar-se de metais tóxicos e parasitas que atingem a circulação, promover uma drenagem dos rins, fígado e do sistema linfático como um todo, além de desintoxicar o intestino com reposição da microbiota intestinal.
A melhor maneira de obter esses resultados é por meio de um bom programa de destoxificação. Ele visa restabelecer o equilíbrio de toda a saúde corporal. ndispensável para quem deseja agregar mais saúde e qualidade de vida, a destoxificação também é eficiente contra o melasma, já que age diretamente nas funções orgânicas comprometidas para que elas atuem corretamente.
A desintoxicação promove uma limpeza completa do intestino, do fígado, dos rins e do sistema linfático, expulsando agentes nocivos e favorecendo o perfeito funcionamento dos órgãos.
Continue por dentro das novidades do nosso blog e confira também os outros tratamentos complementares para melasma que a Clinica Fisioderme oferece. Se você quer descobrir como tratar melasma com a destoxificação e deseja obter os melhores resultados com quem é referência no assunto, entre em contato agora com a clinica Fisioderme e agende a sua consulta!
Agende a sua avaliação
Agende sua avaliação pelo formulário ao lado, ou pelo telefone (61) 3301.3530 ou pelo WhatsApp (61) 98183.0881. Aguardamos a sua visita!
Siga nossas redes sociais
Gostou do conteúdo? Para saber mais sobre as novidades em procedimentos estéticos e conferir dicas imperdíveis, siga a Clínica Fisioderme no INSTAGRAM e FACEBOOK.
Cidades próximas das unidades da Clínica Fisioderme
Samambaia, Águas Claras, Plano Piloto, Candangolândia, Parkway, Cruzeiro, Sudoeste, Arniqueira, Vicente Pires, Santa Maria, Noroeste, Lago Sul, Lago Norte, Riacho Fundo 1, Riacho Fundo 2, Núcleo Bandeirante, Taguatinga Sul, Taguatinga Norte, Asa Sul, Asa Norte, Guara, Ceilândia, Areal, Recanto das Emas, Gama, Sobradinho, Valparaiso.