Perguntas Frequentes sobre Cisto Sebáceo ou Epidermóide - Fisioderme

Cisto sebáceo é um acometimento que pode ocorre principalmente em pessoas de pele oleosa, regiões com cravos, acne e traumas na região. Devido a falta de informações e muitas dúvidas de pacientes, resolvemos fazer um blog para esclarecer e orientar quem possui a lesão.

1. Qual a substância dentro do cisto sebáceo?

O termo mais adequado para nomear o cisto sebáceo é cisto epidermóide, porque é uma obstrução do orifício folicular, sendo assim o material que compõe o nódulo é constituído por queratina e células mortas.

2. Como identificar o cisto sebáceo?

O cisto sebáceo é um caroço que costuma ser macio e se mover ao toque. Em muitos casos pode ser visto um orifício escuro no centro, que quando inflamado e infeccionado pode sair pús.

3. Quando infeccionado pode ser realizado a remoção do cisto sebáceo?

Não, em caso de infecção do cisto sebáceo precisa ser primeiro tratado com antibióticos, para após total recuperação da infecção então pensar em remover o caroço.

4. Cisto sebáceo tem algum odor?

Geralmente o sebo tem odor leve, porém nos casos de infecção por bactéria o cheiro é muito ruim, chegando a ser fétido.

5. Cisto sebáceo pode ser removido?

Sim, o cisto sebáceo pode ser removido com anestesia local e ambiente ambulatorial. A remoção deve ser feita do sebo e a cápsula, para evitar que ocorra a recidiva.

6. Quando é indicado remover o cisto sebáceo?

O cisto sebáceo deve ser removido quando está maior que 1 cm.

7. Ele pode ser confundido com outra patologia?

Geralmente o cisto sebáceo possui no centro um orifício que sai secreção, quando não tem o orifício no centro do nódulo, é bem comum o cisto sebáceo ser confundido com lipoma.

8. O que acontece se não remover o cisto sebáceo?

Se o cisto sebáceo inflama, pode gerar desconforto como aumento de temperatura, maior sensibilidade, vermelhidão, queixa de dor e em casos mais graves infecção com acumulo de pus.

9. Pode ser extraído em uma limpeza de pele?

Não, caso extrair somente o sebo do nódulo em uma limpeza profunda, sem remover a cápsula, pode infeccionar, então melhor não mexer na limpeza de pele profunda.

10. Precisa ser realizado algum exame?

Geralmente o diagnóstico é por exame físico, mas dependendo da complexidade pode ser indicado biopsia e ultrassonografia.

11.Depois de removido o cisto sebáceo ele pode voltar?

Sim, o cisto sebáceo na clinica Fisioderme é removido com laser. O laser cauteriza a região, reduzindo o risco de voltar.

12. Cisto sebáceo pode crescer?

Sim, como o canal fica obstruído a medida que aumenta a formação de sebo, pode aumentar o acúmulo de secreção.

13. Quando o cisto está grande pode ter intercorrências?

Sim, dependendo da região que o cisto sebáceo está instalado, pode ocorrer a compressão de nervos e ter sintomas de dor no local, seguido de irradiação.

14. Cisto sebáceo se não remover é perigoso e pode virar câncer?

O cisto sebáceo é um nódulo benigno não sendo perigoso e logo não vira câncer, mas é bom investigar por exames patológicos, caso no exame físico perceber algo diferente.

15. Cisto sebáceo pode regredir e sumir?

Não, o cisto sebáceo deve ser removido a laser ou cirurgicamente.

Agende sua Avaliação

Você tem um cisto sebáceo e deseja remover a laser com menor risco de intercorrência, de recidiva e de cicatrizes? Na Clínica Fisioderme realizamos o procedimento, agende sua avaliação pelo formulário ao lado, ou pelo telefone (61) 3301.3530 ou pelo WhatsApp (61) 98183.0881. Aguardamos a sua visita!

Siga nossas Redes Sociais

Gostou do conteúdo? Para saber mais sobre as novidades em procedimentos estéticos e conferir dicas imperdíveis, siga a Clínica Fisioderme no INSTAGRAM e FACEBOOK.

Cidades próximas das unidades da Clínica Fisioderme

Samambaia, Águas Claras, Plano Piloto, Candangolândia, Park Way, Cruzeiro, Sudoeste, Arniqueira, Vicente Pires, Santa Maria, Noroeste, Lago Sul, Lago Norte, Riacho Fundo 1, Riacho Fundo 2, Núcleo Bandeirante, Taguatinga Sul, Taguatinga Norte, Asa Sul, Asa Norte, Guará, Ceilândia, Areal, Recanto das Emas, Gama, Sobradinho, Valparaíso.