Uma terapia acessível em consultório para ajudar na regeneração de tendões e lesões musculares é o Plasma Rico em Plaquetas (PRP). Estudos realizados no hospital das clínicas da Faculdade USP, mostrou que o PRP é capaz de regenerar tendões e ainda auxiliar em tratamentos de artrose e lesões de cartilagem, com um aumento da regeneração e cicatrização de 50% mais eficiente.

Indicações

Plasma Rico em Plaquetas

O Plasma Rico em Plaquetas trata-se de um composto, rico em fatores de crescimento, extraído do próprio sangue do paciente. Os dados coletados são suficientes para aplicar o método em qualquer paciente. Além disso, por ser um tratamento autólogo, que utiliza material da própria pessoa, não existem riscos. Houve ainda um outro estudo sobre o efeito antibacteriano do PRP, no qual mostrou inibição do crescimento de bactérias como Stafilococos e escherichia coli. Devido está propriedade antibacteriana, reduz o risco de infecções com as injeções do PRP.

O que a Dra. Denise Lima tem a dizer sobre

A biomédica Denise Lima explica que o plasma é separado do sangue por centrifugação, ficando somente a parte rica em plaquetas. As plaquetas tem fatores de crescimento e transmissores celulares, denominados citocinas, com grande capacidade de ativar outras células a se reproduzirem e recuperar o local afetado com cura da lesão.

Em alguns casos que o rompimento do tendão é parcial, pode evitar a intervenção cirúrgica. O paciente começa a se sentir melhor desde a primeira sessão, com redução das dores e melhora da marcha. Em estudos por exames de ressonância, garantiram que depois de passados 4 a 6 meses após a terapia, o tendão voltou a se regenerar totalmente.

Enfim, devido o poder regenerativo do plasma rico em plaquetas, ele é capaz de reduzir o tempo de reabilitação, deixar o tendão mais forte, com menor risco de lesões futuras e evitar necessidade de cirurgia

O paciente que faz a terapia com o PRP para reabilitação da lesão é indicado continuar com a fisioterapia, para melhorar a capacidade de recuperação e ganho de força e equilíbrio muscular. Os tratamentos mais indicados seriam laser, infra-vermelho, ultrassom, plataforma vibratória, eletroestimulação, entre outros.

Depoimento Altamir Celestino

O meu tendão de Aquiles sofreu ruptura quase total ao jogar futebol, como vocês veem nas fotos, então o meu ortopedista disse que precisaria de cirurgia para reconstrução do meu tendão. Como eu não queria fazer a cirurgia naquele momento, fui pesquisar por outras soluções como fisioterapia, hidroterapia e PRP. Li alguns casos na internet de regeneração em atletas com o Plasma Rico em Plaquetas e procurei ajuda com a Dra Denise Lima que me recebeu com muito carinho e profissionalismo. Ela me indicou fazer 4 sessões mensais e aconselhou a continuar o meu tratamento de fisioterapia. Terminei o meu tratamento com PRP e foi um sucesso. Houve regeneração de mais de 90% do meu tendão. O meu tendão está mais forte e estou fazendo atividades que não conseguia antes do tratamento. O tratamento me trouxe qualidade de vida e sou muito grato a Clínica por ter conseguido com êxito a minha recuperação.