Saiba que o hormônio masculino testosterona e calvície tem uma relação. A testosterona pode afinar os fios e aumentar a queda capilar com redução do tempo de crescimento dos cabelos. A progressão do problema em pessoas predispostas leva ao desaparecimento do fio e a calvície.
Calvície e Testosterona
A testosterona é formada por modificações estruturais na molécula colesterol. Na mulher a testosterona é formada em pequenas quantidades pelo ovário e no homem, em maiores níveis, pelos testículos, uma outra pequena parte é sintetizada pelas glândulas adrenais. A testosterona atua no desenvolvimento das características sexuais masculinas e anabolismo do tecido, massa muscular e na queima de gordura. Na mulher a testosterona aumenta o libido no período da ovulação, aumenta a disposição física, favorece o emagrecimento, aumenta a massa óssea e a massa muscular. Em homens e mulheres os metabólitos da testosterona são eliminados pelos rins e fígado e uma pequena parte é convertida por uma enzima em DHT (diidrotestosterona) e estradiol. Está transformação ocorre na próstata, no fígado e na pele. O DHT estimula receptores existentes no folículo piloso. A ativação destes receptores leva a indução dos fios, ocorrendo a alopecia androgenética. Assim, se explica a relação entre testosterona e calvície.
Fator genético
Está relação está mais ligada ao fator genético. Pessoas que tem mais receptores no folículo piloso pela genética, terá maior probabilidade de ter alopecia, mesmo com níveis hormonais normais. Pessoas com poucos receptores, mesmo com o aumento do DHT, pode significar não suficiente para o desenvolvimento da alopecia. Sendo assim, a alopecia esta mais relacionada a sensibilidade ou quantidade dos receptores hormonais e não somente aos níveis de testosterona isoladamente. Sendo assim, os fios enfraquecem e a pessoa fica mais careca a medida que a DHT interage com os receptores.
Vídeo
Agende sua Avaliação
Caso você faça uso de testosterona ou não é importante procurar um especialista para tratar a rarefação capilar. Agende sua avaliação pelo formulário ao lado, ou pelo telefone (61) 3301.3530 ou pelo WhatsApp (61) 98183.0881. Aguardamos a sua visita!