Você já sofreu com unha encravada? Unha encravada ocorre com frequência nos primeiros dois dedos dos pés, chamados de halux. Inicialmente leva a um leve desconforto que se não tratado pode percorrer toda a margem lateral. O paciente procura o profissional com a queixa principal de muita dor ao comprimir a borda das unhas. Em casos mais graves pode surgir um tecido granulomatoso, com processo inflamatório e infeccioso, seguido de pus.
Causas
- Sapato apertado;
- Corte errado e excessivo da lâmina ungueal;
- Variação genética do contorno da unha;
- Forma de mancha com apóio no halux;
- Dormir de barriga para baixo e pressionar as unhas;
- Cortar as unhas muito curtas, submergindo nas pregas laterais;
- Impacto frontal do dedo a um objeto;
- Cair um objeto pesado nos dedos.
Prevenção
O melhor cuidado é a prevenção. Com medidas preventivas, como eliminação dos fatores que promovem o encravamento das unhas, o problema pode não ocorrer. Evitar sapatos de bico fino e preferir os de pontas largas estão entre as melhores técnicas preventivas.
Tratamento
Não tente resolver a unha encravada em casa, o auxílio de um profissional é fundamental para não deixar evoluir o problema. A podóloga analisa a unha e verifica o melhor para o caso, mas o tratamento é simples e consiste na retirada do fragmento que penetrou na pele. Isso deve ser feito por um podólogo habilitado para o procedimento.
Em alguns casos é necessário a excisão da unha de parte ou às vezes de toda a onicocriptose e destruição da matriz ungueal adjacente. Em casos recorrentes aplica-se produtos específicos para destruir a matriz ungueal adjacente. Em outros casos é necessário o uso de órteses. A recuperação dos tecidos afetados é rápida, geralmente acontece entre 3 a 7 dias.
Agende sua Avaliação
Cuide dos seus pés com um especialista da clínica Fisioderme. Agende sua avaliação pelo formulário ao lado, ou pelo telefone (61) 3301.3530 ou pelo WhatsApp (61) 98183.0881. Aguardamos a sua visita!