Os microvasos ou telangiectasias no rosto são um sistema de defesa do nosso organismo contra alguma agressão, mas pode ter fundo genético também. Muitas vezes o nosso organismo, devido a um processo inflamatório, aumenta a circulação do local dilatando os microvasos e os deixando aparentes.
Segundo a Dra. Denise Lima, biomédica da Clínica Fisioderme, os microvasos surgem principalmente por influência genética, mas existe ainda uma relação em peles mais claras e finas. Na maioria dos casos o problema é somente estético, mas pode ainda está relacionado a alguns problemas de pele como poiquilodermia e rosácea.
A poiquilodermia também apelidado de pescoço de peru, acontece principalmente áreas de colo e pescoço. É uma combinação de atrofia de pele, vasinhos e manchas. Já a rosácea é uma doença inflamatória crônica com presença de vermelhidão e telangiectasias, que acomete principalmente a região do centro da face.
Os microvasos no rosto podem aparecer em homens e mulheres, podendo ser extremamente fininhos ao ponto de apenas aparecer quando a pele está mais avermelha ou arroxeada. Podem surgir em alguns lugares específicos como ao lado das narinas, queixo, bochechas, colo e pescoço. Eles não crescem em tamanho, mas em quantidade e se espalham progressivamente onde se instalam.
Causas
- Pré disposição genética;
- Envelhecimento (os vasinhos podem aumentar com a idade);
- Exposição solar excessiva;
- Gravidez (devido a mudanças hormonais);
- Uso de cremes a base de corticoides;
- Consumo excessivo de álcool;
- Rosácea;
- Excesso de peelings.
Tratamento
Para o tratamento a indicação é o uso de Luz Intensa Pulsada para casos de rosácea e poiquilodermia (vermelhidão do colo e pescoço). Quando já existem microvasos visíveis como nas narinas, queixo e bochecha, a indicação para os tratamentos destas lesões vasculares é o Laser Vascular de Díodo 980MN e a Termolise. Em casos específicos ainda é indicado a escleroterapia química de alguns vasos faciais.
Durante todo o tratamento é importante o paciente usar o creme cicatrizante indicado, evitar o sol e usar diariamente o protetor solar. Depois de algum tempo outros vasinhos podem surgir novamente, devido fatores genéticos e hormonais. Quando surgem de novo o paciente pode repetir os tratamentos.
Foto
Agende sua Avaliação
Para saber o melhor tratamento para o seu caso é importante você recorrer a uma avaliação com o especialista. Não deixe de procurar ajuda e começar já seu tratamento caso os vasinhos do rosto te incomodam. O melhor é cuidar o quanto antes, para resultados mais rápido, fácil e simples. Ligue (61) 3301.3530, chame no WhatsApp (61) 98183.0881 ou preencha o formulário ao lado e agende sua visita!
Cidades próximas das unidades da Clínica Fisioderme
Samambaia, Águas Claras, Plano Piloto, Candangolândia, Parkway, Cruzeiro, Sudoeste, Arniqueira, Vicente Pires, Santa Maria, Noroeste, Lago Sul, Lago Norte, Riacho Fundo 1, Riacho Fundo 2, Núcleo Bandeirante, Taguatinga Sul, Taguatinga Norte, Asa Sul, Asa Norte, Guara, Ceilândia, Areal, Recanto das Emas, Gama, Sobradinho, Valparaiso.